Você também é um dos gestores que está com altas expectativas de crescimento de alunos para o próximo ano?

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Gabriel Lobo

Diretor Executivo

Postado em:

3/4/2024

Captação de Alunos

Como sempre faço semanalmente, tenho conversado com muitas escolas por todo o Brasil e a tendência que tenho percebido é de que mantenedores e diretores estão criando muita expectativa com relação ao crescimento. 

Bom, quem me conhece sabe que sou otimista, então, nada mudou – continuo achando que estamos entrando em um cenário favorável. O que realmente me preocupa mesmo é essa expectativa não fundamentada, quase uma crença ou fé de que vai melhorar.

E antes de qualquer coisa, não há problema algum em acreditar, ter fé e/ou trabalhar afirmações positivas buscando atrair a melhora. Inclusive, considero saudável que se acredite em algo.

Meu ponto mesmo é que, apesar do crescimento geral do Brasil em número de matrículas no setor privado em 2022, especialmente, na educação infantil (e tendo sido essa a tendência da maioria das cidades do Brasil), o diagnóstico é um muito menos simplista que isso.

A Lumni tem oferecido, gratuitamente, o diagnóstico de várias cidades do Brasil e trocado com muitas escolas (caso queira do seu bairro e cidade, responde esse e-mail que vamos tentar providenciar e agendar). O cenário geral é de aumento do volume de crianças matriculadas nas escolas particulares, com potencial ainda maior, quando comparado com os últimos 5 anos para algumas regiões.

O cenário de São José dos Campos é bem típico do Brasil: grande crescimento (às vezes até mais irracional mesmo) até 2019/2020, queda desenfreada com a pandemia e retomada forte em 2022.

E dá pra ver que estamos chegando em patamares de anos anteriores, o que pode significar duas coisas:

  1. Vamos agora começar, de fato, o crescimento e continuar a tendência anterior de aumento;
  2. Estamos próximos de atingir o platô de crescimento e a partir daí qualquer aumento é mais marginal (lembrar da inversão de pirâmide etária no Brasil).

 

E o que eu acho mais interessante em ambos cenários é que, independente deles, crescida forte ou marginal, o desafio de trazer alunos para a sua escola continua sendo igualmente difícil. E isso porque as escolas estão de cada vez maior porte, mais profissionalizadas e disputadas. Existem escolas de grandes redes, com muito recurso e investimento se espalhando por todas as áreas. Como dizer que esse aumento direciona para a sua escola? Orgânico? Muito difícil!

Por isso, é muito importante que se preocupem em se profissionalizar. Profissionalizar a campanha, a chegada de novas famílias, o discurso, o atendimento, a visita e, principalmente, o acompanhamento das famílias e dos números.

Lutar para agarrar parte desse crescimento significa lutar semanalmente e família por família que chegar até sua escola.

Abaixo, coloco um esquema da escolha das escolas pelas famílias:

Se cada família visita 4 escolas com uma certa “lista de prioridades” na cabeça para escolher a escola (usualmente, uma adaptação da Pirâmide de Necessidades de Maslow adaptada para a realidade de escolas –-podemos bater um papo sobre isso também) e, dado que (i) as escolas estão com entregáveis (pelo menos, no conceito) muito parecidos (sistema de ensino, currículo socioemocional, maker, etc) e (ii) dado que as famílias, em sua grande maioria, têm pouco conhecimento pedagógico para opinar sobre as nuances de uma escola ou outra, hoje, um diferencial grande é a forma como você atende, recebe, relembra e se conecta com a família.

Hoje, a sua escola é capaz de saber quem te visitou? Tem anotado quais as prioridades de cada família? Sabe as inseguranças e o que leva ela a seguir com você ou não? Conseguiu perceber, anotar e vai conseguir relembrar que o motivo XYZ é o que ela mais valoriza e, por isso, na hora de retomar o contato você vai puxar assunto com base nisso?

São muitas as questões e as necessidades de controle que hoje se tem, mas uma coisa é fato: essa disciplina faz diferença e nós sabemos que sim. Quando nós vamos comprar, também achamos chato aquele que só insiste de forma a capturar algo. Quem encanta é aquele que lembra o que você gosta, que é criativo para te chamar e que parece que, de fato, se importa com a sua decisão e escolha.

Bom, meu convite da semana é para que você consiga refletir sobre a capacidade da sua escola de: saber quem te visita, o que procuram e priorizam e se são capazes de ir atrás dessas famílias de forma personalizada.

Isso é se preparar para um mercado que pode crescer.

Caso queira saber mais sobre como controlar tudo isso, se preparar, treinar o time ou qualquer coisa relativa ao cenário atual, basta responder, como sempre, esse e-mail que marcamos um tempinho :)  

Um abraço!

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