Poucas matrículas? Você já sabe onde está o problema? É hora de investigar com assertividade.

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Gabriel Lobo

Diretor Executivo

Postado em:

2/4/2024

Captação de Alunos

Esse é um dos principais pontos de uma captação de alunos de sucesso: cadência de reuniões semanais com foco em fazer ajustes de uma semana para outra e agir.

Sempre digo o quão é valioso o tempo do diretor, mantenedor e de um gestor de marketing/captação – ainda mais nessa época de pico. Juntar todo mundo para uma reunião precisa ser assertivo, encontrar o problema rápido e então discutir, também de forma muito focada e prática, o que melhoraremos de uma semana para outra no time e no atendimento.

Esse bumbo, esse ritmo e esse fanatismo é que garante que você não terá um ano seguinte de arrependimento. Não vale a pena jogar dados e deixar que o “tempo”, a “sazonalidade” ou o “final/início do próximo ano” seja o decisor do número de alunos da sua escola.

Minha sugestão de hoje é de como fazer bem esse controle com um exemplo de slide sumário, bem usado por escolas que estamos mais próximos e que tem trazido resultados por segmentar bem a mente e direcionar a discussão. Sempre.

Note que olhamos 3 indicadores principais como resumo executivo:

  1. Número de contatos de novas famílias → Problemas aqui geralmente indicam algum problema no Marketing, marca da escola e/ou pouco investimento para ficar conhecido (tráfego pago, por exemplo);
  2. Número de novas visitas na escola → Problemas aqui geralmente indicam problemas de discurso no atendimento inicial, pouco encantamento, pouca criação de boas evidências e curiosidade para conhecer mais da escola;
  3. Número de novas matrículas → Problemas aqui geralmente ligados a um processo burocrático de documentação e reserva de vaga, a falta de personalização na proposta, maus atendimentos e encantamento na hora da visita ou até mesmo uma disparidade público<>preço.

Independente de qual dos indicadores esteja em atenção ou como prioridade de discussão, é importante depois subdividir o problema. Qual fase está especificamente pior? Muita gente agenda visita, mas não vai? Ou, na verdade, temos muitos contatos que quase nunca marcam visita?

Ter clareza desse número e desse funil, é fundamental.

E, claro, depois de uma boa discussão macro, é essencial uma discussão no detalhe → Sempre é válido fazer essa investigação um a um.

Bom, se você está tendo algum problema de matrícula, de visita ou seja de topo – com pouca gente entrando – convido você a bater um papo. Esse mesmo slide usado por escolas por aqui é visto pela Lumni semanalmente há muito tempo e podemos ter insights e trocas valiosas de como aumentar um ou outro em específico.

É só responder que marcamos alguns minutinhos, tudo bem?

Um abraço!

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