O seu time está preparado para atender as novas famílias que procurarão a escola?

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Gabriel Lobo

Diretor Executivo

Postado em:

3/4/2024

Captação de Alunos

Analisando comparativamente algumas escolas com relação à forma como se prepararam para um ciclo de captação de alunos novos, notei um ponto de divergência interessante: embora quase todas se preocupem com um bom marketing, identidade visual, novidades pedagógicas e diferenciais, poucos se preocupam com a formação do time de atendimento, comercial e que estará dando as primeiras (e mais importantes) informações para as famílias. 

Conversando com algumas escolas dentro dos últimos anos eu entendi que, na maioria dos casos, não é necessariamente por não querer treinar ou formar, mas muitas não possuem pessoas específicas para isso. Logo, quem o faz também faz, geralmente, o atendimento de questões internas, atendimento a pais já matriculados e etc. E, dado isso, já acreditam que se saiba o suficiente para explicar para uma nova família interessada.

Apesar de uma lógica plausível, esse pode ser um dos maiores causadores de problemas para uma boa captação de uma escola

E eu digo isso por conta de alguns sintomas que acabam ficando nítidos quando não se pensa o suficiente nessa formação:

  1. A mesma família que procura a sua escola procura pelo menos outras três. O primeiro atendimento (um atendimento cativador, encantador, “vendedor”) é extremamente diferencial, tal qual um ou outro diferencial pedagógico, material didático ou metodologia. E, por mais que algumas pessoas venham naturalmente com essas habilidades, nem sempre você terá alguém assim. Treinar é importantíssimo;
  2. Na mesma lógica acima e pensando não nas habilidades interpessoais, mas realmente na explicação pedagógica: algumas famílias não chegarão a escolher a sua escola para visita e não terão a chance de conversar com alguém do time pedagógico mesmo. Você garante que quem responde os telefonemas ou conversa via WhatsApp tem um bom discurso que conta um pouco dos diferenciais da escola? É muito importante que esses discursos estejam previamente alinhados;
  3. E o que eu vi ser mais importante de formar as pessoas que estão atendendo: muitas famílias não irão tomar a decisão na hora ou um dia ou semana depois da visita à sua escola. Na verdade, irão demorar até mais de um mês para fechar a matrícula de fato. Enquanto isso, como você garante contatos que sejam realmente relevantes para aquela família em específico? A competição está grande. Se você não sabe lutar por aquela uma família a mais com o que é mais importante para ela em específico, alguma outra escola, com alguém muito mais treinado e formado, irá.

Diante de um cenário assim, eu realmente defendo que as escolas sejam muito intencionais na criação de um calendário de treinamento do time que irá atender as famílias novas. E o mês de Julho é perfeito para um primeiro passo. 

Lembrando sempre, é claro, que captação é um processo e o acompanhamento durante todo o ciclo continuará sendo fundamental para manter a qualidade.

Enfim, fica mais um convite meu à reflexão, especialmente pré-férias e ainda com uma “folga” ou tempo para ação. Pensem na formação do time de atendimento de vocês.

E caso queira bater um papo e conversar mais sobre o assunto, como fazer, o que é importante que seja lembrado e sistematizado, é só responder o e-mail que conversamos um pouco mais sobre o tema :) 

Um abraço!

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