Se planeje com antecedência. Quase metade das matrículas são feitas até o mês de Outubro.

Blog Author Avatar

Gabriel Lobo

Diretor Executivo

Postado em:

3/4/2024

Dados

Eu sei que hoje, provavelmente, sua escola já deve ter iniciado o ano letivo e você já deve ter recebido os novos alunos. Sei também que é natural que o seu pensamento agora deve estar de que: novos alunos não devem entrar mais agora na quantidade que eu preciso para essa escola ficar mais cheia e mais tranquila financeiramente. Ou, no caso dos mais otimistas, deve estar pensando no que fazer para trazer pais logo após o carnaval.

Independente de quem é você agora, quero trazer para você o ponto de que: nunca é tarde para se captar mais um aluno. Nas últimas semanas (no dia 16/01, para ser mais exato), trouxe para vocês neste canal de comunicação que acredito muito no poder de ir atrás novamente das famílias e fazer ações personalizadas, entrando em contato um a um para puxar aquela matrícula a mais. E isso é muito importante, além de uma grande verdade.

Mas, hoje eu quero mostrar algo diferente para vocês. Acompanhar mais de 20 escolas de muito perto neste ciclo 2023-2024 nos ajudou a entender algumas curvas e tendências de mercado.

Veja como foi a distribuição de chegada de famílias procurando as escolas e como foi a reverberação em matrículas. É muito importante notar que a distribuição mostra um pouco do comportamento do público em diferentes regiões, mas que os dados são imperativos: temos quase metade das famílias interessadas e das matrículas das escolas sendo feitas até o mês de outubro.

As escolas que se cuidaram para ter uma boa campanha de matrículas, que investiram para aparecer mais no Instagram ou no Google, que treinaram seus times com antecedência: parabéns. Seu trabalho planejado, lançando a campanha mais cedo, acumulando famílias interessadas, qualificando elas semana a semana fez com que você garantisse praticamente metade dos seus alunos novos do ciclo antes de novembro. E, definitivamente, você deixou outras escolas que contavam com o final do ano ou início deste com um problema muito maior.

E esse é o cruel ciclo de fidelização e captação para escolas. Todo ano uma quantidade sai da sua última série, uma quantidade sai naturalmente de mudança ou por alguma questão de nota e para você, no mínimo ficar empatado, tem que trazer essa mesma quantidade somada de novos alunos – que todos sabemos a dificuldade e competição que existe. Cada vez mais.

Por isso, eu sempre reforço para os mantenedores e diretores: não jogue dados com o ano seguinte da sua escola. Crie um processo planejado para conseguir “captar o ano todo”. E eu coloco entre aspas porque captar o ano todo não é só necessariamente entrar alunos o ano todo (isso também acontece, normalmente). Mas, é você estar o ano todo trabalhando as famílias que um dia tiveram interessadas, ir envolvendo e trazendo essas famílias para mais perto do que está acontecendo na escola e, com isso, na época alta de matrículas, conseguir convertê-las.

E é por isso que estou por aqui caso queiram trocar uma ideia maior sobre qualquer assunto relacionado à gestão escolas, mas especialmente sobre os calendários de planejamento e execução da captação e fidelização da sua escola. É só entrar em contato que marcamos um tempinho. Combinado?

Um abraço!

Artigos populares