As escolas carecem de líderes nas áreas de Marketing e Captação. Você sabe acompanhar e avaliar quem irá tocar o seu próximo ciclo de crescimento?

Blog Author Avatar

Gabriel Lobo

Diretor Executivo

Postado em:

2/4/2024

Captação de Alunos

Aposto que você, mantenedor, diretor ou qualquer outra pessoa ligada ao pensamento de toda a gestão escolar, tem dúvidas em como escolher os responsáveis por planejar, construir e executar a campanha e o ciclo de captação para o próximo ano.

E não é baseado em nada não. Dentre todas minhas conversas recentes com pessoas de mais alto nível na gestão escolar de suas instituições, mais de dois terços relatou uma dessas três coisas: (1) não ter obtido os resultados que esperava; (2) não estar totalmente satisfeito com quem está tocando os processos e não saber avaliar direito o trabalho; ou (3) o pior - não ter alguém responsável, com certa bagagem e conhecimento, por acompanhar e avaliar o processo (ainda que seja de um terceiro).

E é por isso que reforço: as escolas carecem de líderes nas áreas de Marketing e Captação. Ainda que você tenha um parceiro externo para ajudar você a pensar como mostrar seu diferencial, como estruturar um discurso de campanha e como gerenciar as suas mídias pagas e investimentos no ciclo, ter alguém dentro da escola é de suma importância

Alguém próximo do Marketing e da Captação tem que estar vivendo o dia a dia, as oportunidades de mostrar os diferenciais da escola que surgem das pequenas práticas e o que têm se falado bem da instituição direto da fonte que é a família.

Dadas as diferentes realidades das escolas espalhadas pelo Brasil, a estrutura desses times de Marketing e Captação também vai variar para encaixar no plano financeiro. Mas, o interessante é que tudo se resume à Rotinas e Processos que:

  1. São obrigatórios, hoje, de existirem;
  2. Seria interessante que existissem e serão obrigatórios que existam em breve, dada a evolução e maturidade das escolas; e
  3. Caso existam, você já está em outro nível de evolução das áreas.

Como pode ser que você esteja pensando, por agora ou em breve, em contratar (mais) pessoas e/ou parceiros, reavaliando o seu time atual ou até mesmo querendo se tornar a pessoa que acompanha isso de perto vou compartilhar, assim como fiz com os gestores que conversei,  aqueles processos que acredito que são essenciais hoje de serem executados pelas escola. Na imagem abaixo, priorize processos seguindo a base da pirâmide Escala da Evolução de Marketing e garanta um ótimo primeiro passo.

E se quiser trocar mais sobre assuntos envolvendo o processo de Marketing Escolar, Captação de Alunos ou qualquer outro tema que tangibilize as rotinas da Gestão de uma escola, vamos marcar um papo! Minhas trocas recentes têm sido muito boas e engrandecedoras para os dois lados.

Um abraço!

Artigos populares