O calendário do primeiro semestre é complexo. Entenda os pontos da estratégia de captação que competem aos meses iniciais do ano.

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Gabriel Lobo

Diretor Executivo

Postado em:

17/6/2024

Captação de Alunos

Venho para dar prosseguimento ao que trouxe para vocês na última semana: algo como um apelo sobre o bom planejamento e uso do primeiro semestre do ano como passo fundamental e agente principal de uma boa captação de alunos no momento de alta do segundo semestre.

Como mencionei no último e-mail, a maioria das escolas está deixando de construir relacionamentos mais fortes com as famílias interessadas na escola e que por algum motivo não se matricularam (não possuem nenhum processo que reative essas pessoas) e também não estão fortalecendo a sua marca e presença – muitas vezes por falta de conhecimento e braço.

E é por isso que hoje me comprometi a trazer um pouco do que eu acredito ser (ainda que de forma bem macro e que permeie mais a estratégia e menos a prática) um pouco do calendário de captação deste primeiro semestre.

De uma forma geral, ele possui 3 grandes temáticas a serem trabalhadas:

  1. Continuar a Captação – E já explico o que significa isso (dado que é mais de um trabalho);
  2. Analisar e iniciar a construção do que será a campanha do próximo ciclo de alta;
  3. Reter os alunos que estão na base.

Note a complexidade dos três pontos acima! Cada um dos tópicos envolve uma série de decisões, construções, práticas, idas e vindas de temáticas, artes, fotos, textos e sem falar em toda a análise de dados para entender se tudo está sendo efetivo a cada peça que sai – você precisa estar vendo o resultado.

Quando falamos do primeiro tópico, estamos falando em continuar captando ao longo de todo o ciclo (sempre existirão famílias arrependidas das suas escolhas e procurando a sua escola – basta você aparecer sempre para ela), iniciar um esforço para captar para os seus cursos extracurriculares e período integral (uma das maneiras de uma escola aumentar seu faturamento ao longo do ano) e também sobre estar continuamente reativando e lembrando das famílias que estiveram em contato com você e não fizeram matrícula – elas não podem ser esquecidas.

Veja que tudo acima, por si só, já envolve muito trabalho e muita organização. Fora isso, ainda existem os pontos 2. e 3. que, convenhamos, sabemos do quão difícil e demorado é montar uma campanha – e sei que muitas agências vão vender que fazem isso em uma velocidade enorme, mas eu e você sabemos que ela vai te decepcionar – e também sabemos o quanto tempo precisamos investir para reter esses alunos e famílias.

Cada um desses tópicos se desdobram em uma infinidade de práticas que precisam ser calendarizadas. Ou se não, não acontecerão (pelo menos, não com qualidade).

Em breve, posso até me aprofundar em uma ou outra prática dentro dessas grandes ações-chave do calendário, mas fico super à disposição caso queiram marcar um papo direcionado sobre isso.

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