Nunca foi tão fácil acompanhar uma escola diariamente. Cuide, com planejamento prévio, da sua imagem – nós te damos referência

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Gabriel Lobo

Diretor Executivo

Postado em:

2/4/2024

Captação de Alunos

Uma observação interessante que tenho notado nas escolas nesta época do ano, além da agitação natural - especialmente devido às avaliações bimestrais/trimestrais - está relacionada ao fato de que muitas começam a se preocupar, mesmo que de forma sutil, com o plano do que irá fazer no próximo ciclo de matrículas.

É compreensível que a experiência acumulada ao longo dos anos, as diferentes localidades das escolas e as condições econômicas gerais possam influenciar esses picos de visitas e matrículas, levando a um início em setembro, outubro ou até mesmo no final ou início do próximo ano. No entanto, é importante ressaltar que, ao agir dessa maneira, acabamos nos preparando para a exceção e não para a regra.

Esse alerta é válido para um mercado educacional em constante evolução e cada vez mais competitivo. A pandemia ficou para trás, assim como o ano com eventos como a Copa e as eleições, e, independentemente do cenário econômico, de crescimento ou de recessão, o ciclo para 2024 será um dos primeiros a exigir uma profissionalização ainda maior das áreas de comunicação e captação (comercial, vendas, atendimento, como preferir chamar).

É evidente que nunca foi tão fácil - e isso já vem acontecendo há algum tempo - acompanhar uma escola diariamente nas redes sociais, fazer uma pesquisa no Google e encontrar muito mais do que um site, mas também referências, avaliações, etc. As famílias agora podem procurar a instituição no LinkedIn e analisar os profissionais que lá trabalham e, muitas vezes, até fazer um tour virtual pelas instalações da escola sem sair de casa.

A mensagem que quero transmitir é simples: a escolha da escola para os filhos deixou de ser uma decisão que acontece APENAS em setembro, outubro e novembro, para se tornar um processo CONSTANTE.

Assim como estão considerando a sua escola, estão avaliando outras 4 ou 5 em conjunto para tomar a decisão, que geralmente ocorre nos meses de setembro em diante, dependendo da região, condição econômica, etc.

Para que você não perca competitividade nesse cenário de busca constante (ou captação constante, como preferimos chamar aqui), já recomendamos diversas ações de marketing, campanhas e estratégias de captação baseadas em dados. No entanto, hoje, gostaria de direcionar o trabalho de abril de vocês - um mês que pode ser muito produtivo e culminar em um excelente momento de descanso posteriormente (sem estresse, sem ansiedade).

Se você perdeu o que deveria ter acontecido nos meses anteriores ou simplesmente gostaria de revisar e fazer uma checklist do que ficou para trás, fique à vontade para me contatar por e-mail que enviarei os conteúdos dos meses de início do ano.

Se precisar de ajuda, quiser compartilhar ideias, discutir preocupações ou receber mais dicas sobre como se preparar para um ciclo competitivo, estou à disposição para conversarmos!

Um abraço!

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