O erro silencioso que pode comprometer sua captação no segundo semestre
Um primeiro semestre bem planejado é vital para uma captação de alunos forte no segundo. Para sua escola, consolidar estratégias, manter a presença e reter alunos são pilares para o crescimento, evitando a perda de oportunidades valiosas.
Dando sequência ao que trouxe na última semana, quero reforçar a importância de um primeiro semestre bem planejado para garantir uma captação forte no segundo semestre. Esse é o momento de consolidar estratégias, fortalecer a presença da escola e construir relacionamentos com famílias que já demonstraram interesse, mas ainda não se matricularam.
Como mencionei no último e-mail, muitas escolas acabam deixando de lado essas ações por falta de tempo ou conhecimento, o que faz com que percam oportunidades valiosas. Por isso, hoje, quero compartilhar uma visão mais macro do que considero essencial para um calendário de captação bem estruturado no primeiro semestre.
De forma geral, ele se sustenta em três pilares principais:
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Manter a captação ativa – E isso significa mais do que simplesmente continuar divulgando a escola.
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Analisar e começar a estruturar a campanha do próximo ciclo de alta – Porque planejamento antecipado evita correria e retrabalho.
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Trabalhar a retenção dos alunos atuais – Um crescimento saudável não acontece sem manter a base forte.
Cada um desses pontos exige planejamento e execução estratégica. O primeiro envolve continuar visível para famílias que ainda podem reconsiderar suas escolhas, além de captar para cursos extracurriculares e período integral, que podem representar um aumento significativo no faturamento da escola. Também inclui o trabalho contínuo de reativação de contatos que entraram no funil, mas não se matricularam – essas famílias não podem ser simplesmente esquecidas.
Além disso, sabemos o quão desafiador pode ser desenvolver uma campanha forte para o próximo ciclo. Muitas escolas acabam deixando isso para a última hora, esperando que a agência de marketing resolva tudo rapidamente – mas eu e você sabemos que isso raramente acontece sem ajustes, tempo e refinamento. O mesmo vale para a retenção de alunos: acompanhar de perto, garantir um atendimento diferenciado e evitar surpresas ao longo do ano fazem toda a diferença.
Sem um calendário claro e estruturado, boa parte dessas ações simplesmente não acontece. E quando percebemos, o tempo passou e oportunidades foram perdidas.
Nas próximas semanas, posso aprofundar mais cada uma dessas frentes e trazer ideias práticas para implementação. Mas, se quiser discutir algo mais direcionado à realidade da sua escola, basta responder o e-mail e marcamos um tempo para conversar.
Boa semana!
Um abraço,